Novo feed do Facebook: ainda vale investir em Publicidade Digital?

Facebook, uma rede social, como o nome já diz, foi criada para promover a interação entre PESSOAS, conhecidos, amigos, familiares. Mas as FANPAGEs, páginas de instituições, causas, negócios e outros, que não são simplesmente pessoas interagindo, passaram a ocupar um espaço enorme no feed.

A rede social foi se tornando um grande canal de comunicação entre marcas e consumidores, principal mídia social de quem vende algum produto ou serviço. Vende, compra, negocia… e as conversas? E os vídeos de amigos? E aquela espiada marota no que seus colegas estão fazendo? Diminuiu tanto que quem só quer entretenimento e relacionamento pessoal.

Percebendo que mundialmente há mais espaço para marcas do que para pessoas, Mark Zuckerberg, CEO do FB, fez tremer a internet anunciando um novo feed do Facebook irá mostrar MENOS DAS MARCAS, fanpage e portais de notícias (incluindo as fake news) e MAIS DAS PESSOAS.

Haverá uma nova área chamada “Explore”, um tipo de buscador (como o Google) para localizar notícias e conteúdos não orgânicos.

O que isso significa para quem compra ou vende no Facebook?

  • Não vai bastar fazer posts aleatórios, mesmo que seja um post por dia, não basta deixar na fanpage, é preciso gerar INTERAÇÕES. Já explicamos isso aqui.
  • Sem impulsionamento, ou seja, sem pagar Publicidade Digital para a rede social, a entrega de posts para os seguidores e curtidores já era reduzida. Vamos aguardar para ver quanto custará investir em destaques.
  • Interações valerão muito mais que curtidas. Será preciso dialogar com os seguidores individualmente, respondendo seus comentários no próprio feed.
  • Será muito válido estimular que os usuários marquem seus amigos e conversem em seus posts, álbuns, vídeos, do que simplesmente te curtam ou sigam.
  • Mais do que antes, vale você investir na criação de site ou loja online, que é a sua CASA PRÓPRIA DIGITAL. Um site responsivo, bem feito, com layout bonito e atraente, não gera custos recorrentes para que você tenha visibilidade e lucre. Rede social é CASA ALUGADA. Você pode investir, reformar, decorar e deixar incrível… mas não é a sua casa. Pode ficar com o aluguel mais caro com o passar do tempo e aí o seu investimento se perde.
  • Criar site ou um e-commerce bem estruturado pode parecer uma alternativa de maior custo, mas é o único caminho para seus usuários interagirem direto com você, sem intermediações.

Se você ainda não tem um site responsivo ou quer compreender melhor como seus negócios são beneficiados com a criação de site, leia:

Por que atualizar seu site ou loja virtual?

Deixe uma sugestão de tema para nosso blog, escreva se tiver alguma dúvida, ou fale com a gente pelo telefone 41-30396087 ou [email protected]

Receba nossos artigos!

Prometemos cuidar do seu email como se fosse nosso!

Posts Relacionados