Como divulgar um negócio e conquistar novos clientes

Se você está lendo isso é porque deve estar iniciando um empreendimento e está se perguntando como divulgar um negócio e alcançar novos clientes. Vamos tentar te ajudar com algumas sugestões de caminhos que você pode seguir.

O processo de construção de uma marca é uma tarefa que leva tempo e requer esforço e dedicação, mas é uma etapa necessária para qualquer empresa e certamente vale a pena, pois rende bons frutos quando bem executado.

Um dos grandes desafios para qualquer empreendedor que está dando seus primeiros passos no mercado é fazer com que as pessoas saibam de sua existência, afinal, de que adianta você ser um ótimo profissional ou possuir um produto super inovador se ninguém souber disso?

Seja qual for o seu negócio, você precisa mostrar a que veio, pois tão importante quanto saberem que você existe, é saberem que você é bom no que faz! Para isso vamos falar a seguir de algumas formas de expor aquilo que você tem a oferecer que podem te nortear nesse início de carreira.

 

Seja atrativo, mostre às pessoas que você existe e o que tem a oferecer

Mostre o que você tem a oferecer e permita que as pessoas conheçam o seu trabalho.

Quando se está começando um negócio, seja ele qual for, é normal que as pessoas não lhe conheçam, afinal, elas nem sabem de sua existência.

A depender de qual for sua área de atuação, como no caso de psicólogos e advogados, por exemplo, há órgãos regulamentadores que proíbem que sejam criados anúncios dos serviços prestados, mas não se prenda a isso. Fique sabendo que, apesar de serem lembrados em primeiro lugar, os anúncios não são o único tipo de propaganda possível.

Uma ótima forma de se divulgar no início de uma carreira é oferecer “amostras grátis”. Não nos referimos apenas ao elemento físico no qual geralmente pensamos ao ouvir esse termo, mas sim a qualquer demonstração daquilo que você tem a oferecer.

Seguindo com o exemplo dos psicólogos e advogados citados anteriormente, uma boa forma de fazer isso seria oferecer palestras e cursos gratuitos dentro de sua área de atuação, seja em escolas, empresas, associações de moradores ou até mesmo em um espaço alugado especialmente para este fim. O importante é transmitir seus conhecimentos, gerando algum benefício para as pessoas, ao mesmo tempo em que se é percebido por elas.

Além de fazer com que você seja notado quando bem desempenhadas, essas práticas também contribuem para fazer com que as pessoas percebam que você de fato entende do que está falando, aumentando sua credibilidade, o que será extremamente positivo para sua imagem, pois gera confiança por parte do público e desperta sua curiosidade e interesse, aumentando a chance de contratarem seus serviços.

 

Participe de eventos locais

Eventos locais podem ser ótimas oportunidade para conhecer gente nova e divulgar o seu negócio.

Manter contato e participar da comunidade próxima ao seu negócio pode ser uma ótima forma de se fazer presente e mostrar às pessoas que tem um novo negócio na área, além de ser uma forma de conhecer gente nova, que podem se tornar seus clientes, fornecedores ou até mesmo indicar seus produtos ou serviços para seus conhecidos, o que nos leva ao próximo item.

 

Faça Networking

Manter uma rede de contato com outros empreendedores pode te ajudar a expandir o seu negócio.

Cultivar uma rede de contatos é fundamental para se manter ativo no mercado. Quanto mais pessoas você conhecer e quanto melhor se relacionar com elas, maiores serão suas chances de conseguir indicações e novos clientes.

 

Crie um site

Ter um site é fundamental para aumentar as chances de o seu negócio ser encontrado na internet.

A época em que as pessoas abriam seus negócios e prosperavam apenas com a divulgação boca a boca ficou no passado. Hoje em dia, se seu negócio não está online é como se ele não existisse.

Uma vez na internet, sua marca poderá aparecer como resultado de pesquisas quando alguém buscar por termos relacionados ao que você oferece. Por isso, manter um site atualizado, com informações sobre sua marca, o mercado em que atua e os produtos e serviços que oferece é a melhor forma de expandir seu negócio, possibilitando que atinja um público muito maior.

 

Escreva um blog

Fazer boas publicações em um Blog pode ajudar bastante a divulgar o seu negócio, e ainda contribui para o rankeamento de seu site.

Não importa qual é sua área de atuação, o produto que você vende ou o serviço que oferece, escreva sobre!

Produzir conteúdo relevante a respeito do seu negócio é uma ótima forma de se posicionar no mercado e mostrar às pessoas quais são os seus diferenciais. Além disso, se o seu conteúdo for de boa qualidade, irá contribuir para o rankeamento de seu site junto à pesquisa orgânica do Google, ou seja, fazendo algo bem feito você pode aparecer na primeira página sem gastar um centavo! Por isso, dedique-se a produzir conteúdos bem escritos e revisados.

 

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para a divulgação de negócios.

Facebook, Instagram, LinkedIn… Não é novidade que as redes sociais ocupam um lugar de destaque quando se trata da divulgação de negócios, cada uma à sua maneira. Elas até já foram tema de outras publicações aqui no blog.

Ferramentas indispensáveis para a promoção de uma marca, além de oferecerem uma vasta gama de possibilidades, também permitem um contato mais próximo com o público, um recurso que pode ser extremamente poderoso se você souber usar a seu favor.

E se você tiver a possibilidade de investir um pouco, pode direcionar parte do seu orçamento para o impulsionamento de publicações ou para a criação de campanhas de anúncios nessas redes, a fim de aumentar o alcance de sua mensagem, atingindo muito mais pessoas.

 

Faça promoções

Fazer promoções, além de ajudar a divulgar, é uma ótima maneira de encorajar as pessoas a experimentarem seus produtos e serviços.

Você conhece alguém que não ama promoções? É sempre bom ter aquele descontinho na hora de fazer o pagamento, não é mesmo?

Muitas vezes às pessoas compram algo que nem estava em seus planos, apenas para aproveitar o preço. Sem contar o fato de que, se você está iniciando, fazer promoções é uma ótima forma de divulgar o seu produto ou serviço, possibilitando com que as pessoas experimentem sem precisar gastar muito, e se gostarem, boom! Objetivo atingido! Neste sentido também podemos citar novamente os brindes e amostras grátis, que desempenham papel semelhante.

De qualquer modo, o importante é correr atrás de ser percebido pelas pessoas, prestar bons serviços, que gerem satisfação por parte do cliente que, por sua vez, pode te indicar para outras pessoas.

Mas e aí? Você já conhecia essas táticas? Faz uso delas? Compartilhe suas experiências com a gente!

Leia também: Uma identidade visual bem elaborada é sinônimo de sucesso para qualquer negócio.

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