Uma identidade visual bem elaborada é sinônimo de sucesso para qualquer negócio

Impactar o público positivamente e destacar-se da concorrência é o que toda marca deseja, e para isso, uma identidade visual bem elaborada é a chave para tornar uma empresa visualmente reconhecida e, o mais importante, facilmente lembrada.

Podemos definir identidade visual como um conjunto de elementos que representam algo, seja uma empresa, uma ideia, uma instituição, ou qualquer outra coisa, tornando-a única. Trata-se de uma forma de comunicar ao mundo quem você é, o que tem a oferecer e quem é seu público alvo, além de representar os princípios, valores e objetivos da empresa de forma rápida e concisa.

Dentre os componentes da identidade visual temos: o logotipo — considerado um dos elementos mais importantes — as cores, tipografias, e a disposição destes itens; os materiais de divulgação, como cartões de visitas, folders, flyers, dentre outros, bem como os demais elementos presentes no ambiente da empresa. Tenha em mente que quanto mais padronizados e coerentes forem esses elementos, maior será a força da marca e o impacto que ela causará nas pessoas, aumentando as chances de que sua marca seja lembrada.

Com base nisso, percebemos que apesar de o logotipo ser uma das peças mais importantes, uma identidade visual deve contemplar muito mais que isso.  Os outros elementos que a compõe precisam falar por si só, fazendo com que as pessoas identifiquem do que marca se trata sem necessitar ver o logo, afinal, você não precisa ver a escrita Coca-Cola em uma latinha para saber de que refrigerante se trata, não é mesmo?

Uma identidade visual bem elaborada deve ser capaz de estabelecer uma relação emocional, de modo a criar uma conexão com o consumidor. Neste caso, quanto mais simples, melhor, pois facilita seu entendimento e absorção em um curto período de tempo. Pense nas marcas mais famosas que, ao longo dos anos, foram se reinventando e simplificando cada vez mais seus logos, ao ponto de estarmos vivendo um momento em que a principal tendência é o minimalismo.

Resumindo: uma identidade visual coerente é essencial para se colocar no mercado de forma sólida, pois transmite confiança e ajuda a conquistar novos clientes, além de facilitar na identificação da empresa, pois de nada adianta oferecer bons produtos e serviços se ninguém se lembrar de você, e esse é um dos grandes objetivos de todo e qualquer tipo de empresa que se lança ao mercado: Ser lembrada!

Conte conosco para te ajudar no desenvolvimento da identidade visual de sua empresa ou em qualquer outro serviço digital. Escreva para [email protected] ou ligue para 41.98809-0890.

E se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como fazer o seu negócio se destacar da concorrência, nos siga no Facebook e Instagram para ser notificado sempre que postarmos um material novo.

Receba nossos artigos!

Prometemos cuidar do seu email como se fosse nosso!

Posts Relacionados