Cinco técnicas infalíveis para se comunicar bem na internet

Você tem a sensação de que gasta muito tempo escrevendo textos para o seu site e posts para a sua fanpage e recebe pouco retorno? Ou, se empenha em gravar vídeos que não são muito visualizados e compartilhados?

Comunicar-se bem é um ato que pode ser aperfeiçoado, e não um dom exclusivo de alguns privilegiados. Qualquer pessoa pode formular bons conteúdos e ter reconhecimento no mundo virtual. Com técnicas simples de comunicação e estratégias eficazes você pode ir além, já que não basta só estar presente no mundo virtual.

Selecionamos cinco dicas matadoras para você ter mais sucesso no mundo digital:

 

  1. Pesquise o que a sua audiência realmente quer saber

Nem sempre o que você quer comunicar é o que elas irão procurar na internet. É possível usar um buscador de palavras-chaves gratuitas, como o Google, para saber o que as pessoas estão procurando na internet.

O Google Trends mostra tendências, para você comparar as palavras-chaves pesquisadas anteriormente. Relacione ambas para ver se você está na direção certa, pois não adianta nada produzir ótimos conteúdos sobre assuntos que são irrelevantes ou tem baixa procura.

 

  1. Analise tudo o que existe para fazer algo diferente

Agora que você já sabe o que os seus leitores querem, pesquise o que já foi feito sobre o tema. Analise os primeiros resultados do buscador Google. Veja também o que ranqueou bem no YouTube e Pinterest. Em sites como o BuzzSumo você pode ver quais são os conteúdos mais compartilhados sobre o tema que está enfocando.

Leia, ouça e assista o que já fizeram e verifique o que há de bom para se inspirar e o que há de ruim para evitar.

Mesmo que o assunto tenha sido muito explorado sempre há um novo ângulo para tratá-lo, de forma inédita e criativa. Gaste um tempo para fazer algo realmente inovador.

 

  1. Faça algo relevante

Quando for escrever ou gravar coloque-se no lugar da sua audiência e analise o que seria mais útil para você. Pense também em comunicar-se de uma forma que seja acessível para qualquer pessoa e não exija conhecimento prévio ou concentração total para assimilar a mensagem.

Ninguém gosta de ler um “textão”ou de ver/ouvir gravações quase intermináveis. Organize suas ideias com introdução, desenvolvimento e conclusão. Blocos de palavras afastam a audiência, por isso é melhor dividir o conteúdo por tópicos e subtópicos.

Outra dica: Seu título precisar ser forte, para que as pessoas tenham vontade de acessar seu conteúdo. Forte, porém verdadeiro. Prometa o que pode entregar. E sempre use imagens, pois imagens e palavras são mais atrativas que apenas palavras.

 

  1. Interaja no seu site e em redes sociais

Publique seu conteúdo e o compartilhe em diversas redes sociais. Priorizando, claro, os espaços onde está o seu público-alvo. Seja conciso neste compartilhamento, nada de enviar um texto, na íntegra, por WhatsApp ou no LinkedIn. A divulgação deve ser uma breve demonstração do que você criou.

Pergunte a opinião do público sobre aquele tema, incentivando a interação e troca de experiência. Assim que elas comentarem algo, responda. Se for um elogio, ótimo. Se for uma crítica, aprenda com ela. Torne o seu espaço um ambiente favorável ao debate para que as pessoas sintam-se motivadas em participar.

 

  1. Conte com apoio especializado

Sempre incentivaremos que você ouse colocar essas dicas em prática e comprovar que elas trazem bons resultados!

Porém, se você está muito envolvido com a gestão e operacionalização de seu negócio e não tem tempo de se dedicar dessa forma, fale conosco. Uma das especialidades da Azempresas é a produção de conteúdo personalizada à sua necessidade. Juntos, vamos elaborar estratégias para o seu site ser mais conhecido e seus produtos e serviços estarem presentes nas mídias sociais digitais.

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