Você tem a sensação de que gasta muito tempo escrevendo textos para o seu site e posts para a sua fanpage e recebe pouco retorno? Ou, se empenha em gravar vídeos que não são muito visualizados e compartilhados?
Comunicar-se bem é um ato que pode ser aperfeiçoado, e não um dom exclusivo de alguns privilegiados. Qualquer pessoa pode formular bons conteúdos e ter reconhecimento no mundo virtual. Com técnicas simples de comunicação e estratégias eficazes você pode ir além, já que não basta só estar presente no mundo virtual.
Selecionamos cinco dicas matadoras para você ter mais sucesso no mundo digital:
- Pesquise o que a sua audiência realmente quer saber
Nem sempre o que você quer comunicar é o que elas irão procurar na internet. É possível usar um buscador de palavras-chaves gratuitas, como o Google, para saber o que as pessoas estão procurando na internet.
O Google Trends mostra tendências, para você comparar as palavras-chaves pesquisadas anteriormente. Relacione ambas para ver se você está na direção certa, pois não adianta nada produzir ótimos conteúdos sobre assuntos que são irrelevantes ou tem baixa procura.
- Analise tudo o que existe para fazer algo diferente
Agora que você já sabe o que os seus leitores querem, pesquise o que já foi feito sobre o tema. Analise os primeiros resultados do buscador Google. Veja também o que ranqueou bem no YouTube e Pinterest. Em sites como o BuzzSumo você pode ver quais são os conteúdos mais compartilhados sobre o tema que está enfocando.
Leia, ouça e assista o que já fizeram e verifique o que há de bom para se inspirar e o que há de ruim para evitar.
Mesmo que o assunto tenha sido muito explorado sempre há um novo ângulo para tratá-lo, de forma inédita e criativa. Gaste um tempo para fazer algo realmente inovador.
- Faça algo relevante
Quando for escrever ou gravar coloque-se no lugar da sua audiência e analise o que seria mais útil para você. Pense também em comunicar-se de uma forma que seja acessível para qualquer pessoa e não exija conhecimento prévio ou concentração total para assimilar a mensagem.
Ninguém gosta de ler um “textão”ou de ver/ouvir gravações quase intermináveis. Organize suas ideias com introdução, desenvolvimento e conclusão. Blocos de palavras afastam a audiência, por isso é melhor dividir o conteúdo por tópicos e subtópicos.
Outra dica: Seu título precisar ser forte, para que as pessoas tenham vontade de acessar seu conteúdo. Forte, porém verdadeiro. Prometa o que pode entregar. E sempre use imagens, pois imagens e palavras são mais atrativas que apenas palavras.
- Interaja no seu site e em redes sociais
Publique seu conteúdo e o compartilhe em diversas redes sociais. Priorizando, claro, os espaços onde está o seu público-alvo. Seja conciso neste compartilhamento, nada de enviar um texto, na íntegra, por WhatsApp ou no LinkedIn. A divulgação deve ser uma breve demonstração do que você criou.
Pergunte a opinião do público sobre aquele tema, incentivando a interação e troca de experiência. Assim que elas comentarem algo, responda. Se for um elogio, ótimo. Se for uma crítica, aprenda com ela. Torne o seu espaço um ambiente favorável ao debate para que as pessoas sintam-se motivadas em participar.
- Conte com apoio especializado
Sempre incentivaremos que você ouse colocar essas dicas em prática e comprovar que elas trazem bons resultados!
Porém, se você está muito envolvido com a gestão e operacionalização de seu negócio e não tem tempo de se dedicar dessa forma, fale conosco. Uma das especialidades da Azempresas é a produção de conteúdo personalizada à sua necessidade. Juntos, vamos elaborar estratégias para o seu site ser mais conhecido e seus produtos e serviços estarem presentes nas mídias sociais digitais.