Por que os pequenos negócios precisam de um slogan?

Pergunta no Posto Ipiranga

Tomou Doril, a dor sumiu

A cerveja que desce redondo

Redbull te dá asas!

Você já deve ter ouvido frases como essas, nos comerciais de tv, nos anúncios de vídeos no YouTube, em outdoors ou até mesmo na boca do povo.

São os slogans, uma prática comum entre as grandes marcas para reforçar suas identidades e podem ser explorados em todas as possibilidades gráficas e audiovisuais, desde a composição da logo a posts em redes sociais, cartazes, vídeos, outdoors e o que mais a imaginação permitir.

Não é comum ver pequenos e médios negócios se valerem desta prática, mas se um slogan funciona para as grandes marcas, porque não poderia funcionar para a sua?

“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”

Jean Cocteau

Com essa recurso você fortalece a imagem de sua marca, enaltecendo as qualidades de seus produtos, ressaltando experiências e inspirando comportamentos. Além disso, pode inspirar novas ações de marketing.

“Vem pra rua!”

(campanha da Fiat para a Copa das Confederações de 2013, adotada por manifestantes de rua em protestos contra o governo Dilma Rousseff).

Como criar um slogan?

Seu slogan deve ser simples e impactante; e para criá-lo é necessário fazer um levantamento de informações relevantes sobre seu negócio.

É preciso conhecer a fundo seu público, em suas características, comportamentos e aspirações. Entender de que maneira o seu produto pode resolver um problema na vida do cliente e como ele pode se relacionar com seu negócio.

Também é importante conhecer sua concorrência, quais são seus pontos positivos e negativos, especialmente com relação aos seus, para poder definir seus objetivos.

Colha depoimentos de seus clientes e funcionários, sobre como eles se relacionam com sua empresa e produtos. Busque por expressões populares relacionadas ao seu tema e faça uma pesquisa de slogans de grandes marcas em segmento ou em outros que provoquem a reação que você deseja.

De posse dessas informações, ficará mais fácil definir os temas que nortearão suas ideias para a criação do slogan. Muitas vezes a ideia matadora pode surgir já na fase de pesquisa.

Caso a inspiração não surja, você pode rascunhar várias possibilidades relacionadas ao seu tema. Destaque ideias ou expressões que mais lhe chamaram a atenção durante a pesquisa e tente condensá-las em uma frase simples. Outra opção é pensar em elementos da cultura popular que reflitam essas ideias, como letras de músicas ou cenas de filmes.

Mesmo com todo esse material, você pode acabar bloqueado criativamente. Isso é normal, por isso é importante após o esforço dar um tempo para as ideias descansarem. Depois de um dia ou até mesmo uma semana, sua mente poderá avaliar melhor o que for feito e pensar em uma solução.

Lembre-se de ficar aberto para o acaso, pois ideias podem surgir de qualquer lugar, como numa conversa despretensiosa e até mesmo debaixo do chuveiro.

“Doril: manda a dor pra… bem longe!”

(repare que até mesmo um palavrão pode servir de inspiração para seu slogan e assim gerar uma relação bem humorada com seu público).

Esse processo, entretanto, não deve se estender para sempre e definir um prazo para tomar uma decisão pode lhe dar maior objetividade e produtividade. Por isso, se não estiver satisfeito com suas ideias, escolha a melhor opção disponível, a mais prática. Não é preciso acertar de primeira, pois você pode testar seu slogan, conferir seus resultados e ir alterando-o com o tempo quantas vezes for necessário, até encontrar um que combine perfeitamente com sua marca.

A importância do slogan

Você deve fazer com que seus clientes reconheçam e se identifiquem com sua marca, pois assim poderão recorrer a ela para solucionar seus problemas ou indicá-la a outras pessoas. Com isso gera-se maior confiança e fidelidade para obter maiores vendas.

É uma medida simples para consolidar sua marca, por isso considere adotar um slogan e fazê-lo de base para suas novas ações de marketing.

Se precisar de ajuda para bolar o seu slogan, conte com a Azempresas para criar um para sua empresa.

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