Azempresas
Curitiba - Brasil

Somos uma agência web especializada em Marketing Digital, desenvolvemos Sites, Lojas Virtuais, Landpages, Marketing Digital, Design, Logomarcas, Identidade Visual e muito mais, tendo como missão atender empresas de pequeno, médio e grande porte com soluções criativas. Conheça nossos projetos desenvolvidos pela equipe Azempresas criação de sites em Curitiba.

Pesquisar
BLOG REDES SOCIAIS

O que é o shadowban e como se livrar dele?

on
18 de setembro de 2019

Sua conta no Instagram tem apresentado queda no alcance ou engajamento? Uma causa pode ser o shadowban.

O shadowban é uma punição aplicada pelo algoritmo do Instagram, sem o usuário ter ciência, quando uma publicação contém uma das hashtags banidas por violar as diretrizes da rede social. A publicação passa a não aparecer nos mecanismos de busca e perde força.

Essa pode ser uma situação alarmante para quem utiliza o marketing digital para alavancar o próprio negócio.

Confira abaixo algumas dicas que preparamos para te ajudar a lidar com isso.

Para conferir se suas publicações foram afetadas, faça uma nova publicação com as hashtags costumeiras. Em seguida, peça para algumas pessoas, com perfis que não seguem o seu, pesquisem pela publicação através de cada hashtag. Se não a encontrarem é possível que seu post tenha sofrido um shadowban.

Outra possibilidade popular é utilizar o Instagram Shadowban Test do site Tribber, que faz um monitoramento do seu perfil para encontrar as hashtags banidas.

O problema pode ser resolvido bastando excluir as hashtags que tenham penalizado suas publicações. Outra possibilidade é desconectar-se da plataforma por 2 a 3 dias ou converter seu perfil comercial para um pessoal, assim afastando o rastreamento até que a situação se normalize. E se nada mais der certo, sempre há a possibilidade de relatar o problema para o Instagram.

E para se precaver de sofrer novas punições é recomendado que se evite usar hashtags genéricas, repetitivas ou muito grandes. No lugar, você pode usar hashtags menores e mais segmentadas, de acordo com suas publicações.

Além disso, diminua a frequência de postagens e interações em um curto espaço de tempo e evite utilizar aplicativos de automação para gerar curtidas ou outras interações, para que o aplicativo não perceba sua conta como um robô ou spammer.

Com essas medidas você ficará mais preparado para lidar com imprevistos e fazer um uso adequado do marketing digital.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como fazer o seu negócio se destacar da concorrência, nos siga no Facebook e Instagram, assim você fica sabendo sempre que postarmos um material novo.

 

TAGS
POSTS RELACIONADOS