Instagram TV, um concorrente a altura do YouTube?

Recentemente o Instagram anunciou que atingiu o marco de um bilhão de usuários ativos mensalmente no mundo todo, lembrando que o Brasil é um dos países com maior número de usuários. Além desse marco, também aproveitou para anunciar seu mais novo produto, a Instagram TV, ou simplesmente IGTV.

Podemos estar presenciando o nascimento de um grande concorrente para o YouTube, que é a plataforma que domina o mercado de vídeos atualmente.

A novidade permite o envio de vídeos de até uma hora de duração, mas por enquanto apenas usuários com contas verificadas podem fazê-lo, enquanto contas comuns tem um limite de dez minutos. Porém, nada impede que isso mude no futuro. Certamente há um grande número de criadores de conteúdo prontos para pôr as mãos na massa e fazer uso dessa nova funcionalidade.

A IGTV possui um app exclusivo que é gratuito e está disponível para dispositivos Android e IOS, além de ser totalmente integrada ao Instagram, podendo ser acessada de dentro do mesmo, por meio do ícone em forma de televisão, que atualmente se encontra no canto superior da tela, ao lado do Instagram Direct.

Integração entre Instagram e IGTV (Foto: Divulgação/Instagram)

Qualquer usuário do Instagram pode ter acesso a todo o conteúdo postado na rede social, independente de ter um canal ou não. Semelhante ao YouTube, você pode escolher se quer assinar um canal, além de já receber os conteúdos das pessoas que você segue.

Canais na IGTV (Foto: Divulgação/Instagram)

O formato dos vídeos segue o padrão dos Stories, ou seja, na vertical, assim como todo o conteúdo do Instagram, que é uma rede totalmente pensada e construída para operar em dispositivos móveis que, na maior parte do tempo, são utilizados na vertical. Ao publicar um vídeo na horizontal, o próprio aplicativo irá fazer o recorte para atender às suas especificações, fazendo com que a imagem perca qualidade.

Formatos para a IGTV (Foto: Divulgação/Instagram)

A tendência é de que no futuro incluam anúncios no meio dos vídeos como uma forma de monetizar esses conteúdos, semelhante ao que já ocorre no YouTube, o que pode ser uma grande oportunidade para as empresas que desejam anunciar nesta plataforma que cada vez mais se destaca dentre as redes sociais.

O novo aplicativo ainda está dando seus primeiros passos e é claro que alguns problemas já foram notados. A escassez de conteúdo e a baixa qualidade das produções fazem com que pareçam apenas Stories um pouco mais longos, o que de certa forma já poderia ser esperado, pois as pessoas ainda estão se adaptando e experimentando a novidade.

O que nos resta é acompanhar o surgimento dessa nova ferramenta, aguardando as atualizações futuras para ver o que mais ela poderá proporcionar para os criadores de conteúdo e, é claro, para os anunciantes que sempre querem experimentar novas formas de expor seus serviços e produtos para o público.

O que você está achando dessa novidade? Será que finalmente teremos um concorrente a altura do YouTube? Conte-nos quais são suas expectativas para o futuro da IGTV.

Para mais informações a respeito do funcionamento desta nova ferramenta, acesse a Central de Ajuda da IGTV.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como fazer o seu negócio se destacar da concorrência, nos siga no Facebook e Instagram, assim você fica sabendo sempre que postarmos um material novo.

Conte conosco para te ajudar a alavancar o seu negócio ou em qualquer serviço digital. Escreva para [email protected] ou ligue para 41.98809-0890.

Receba nossos artigos!

Prometemos cuidar do seu email como se fosse nosso!

Posts Relacionados