Crítica à cor pantone 2019 é um alerta para a sustentabilidade do planeta

A dupla criativa Jack + Huei chamou a atenção para a crise ambiental que matou parte da Grande Barreira de Corais a partir da sugestão de uma cor Pantone 2020

A “cor do ano” de 2019, escolhida pela Pantone, é Living Coral – também conhecida como Pantone 16-1546 – um tom quente e relaxante entre o laranja e o rosa que se baseia nas tendências lançadas pela London e New York Fashion Weeks. Diante deste contexto, discutiu-se a importância da Pantone se atentar a fatos que despertem reações a questões latentes da contemporaneidade, como por exemplo, o fato de 45% dos corais da Grande Barreira de Corais terem morrido nos últimos três anos.

Cor Pantone 2019

Mais de 45% dos corais da Grande Barreira de Corais morreram nos últimos três anos, para alertar sobre a devastação, dois criadores de Melbourne, Jack + Huei, propuseram uma cor para 2020. De acordo com o Digital Arts (link aqui), o diretor de arte Huei Yin Wong e a redatora Jack Railton-Woodcock descrevem a escolha de Pantone da “cor do ano” de 2019 como irresponsável. “Uma marca tão influente quanto a Pantone deve se posicionar sobre as questões que a sociedade enfrenta, como a mudança climática, usando sua voz para falar com os criadores de todos os setores.”

Diante das críticas que desconsideram consequências do efeito estufa na biodiversidade do planeta, Jack e Huei sugerem “Bleached Coral”, como a cor de 2020. Bleached Coral, algo como branqueamento de corais, em português, é um termo para a morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes de coral, devido a problemas ambientais, como a mudança do clima. O intuito da sugestão levantada pela dupla é a repercussão que a cor do ano da Pantone tem, o que poderia ser uma forma de levantar discussões em todo o mundo a cerca de problemas latentes.

coral bleaching
Confira todo o projeto da dupla clicando aqui

“Imagine se a comunidade criativa em geral trouxesse o Bleached Coral das profundezas do oceano, direto para as roupas que vestimos, os produtos que compramos e a mídia que consumimos”, escrevem eles. “Imagine se a Cor do Ano da Pantone fosse tão difundida e impactante quanto a própria mudança climática”, traz a dupla.

Fonte : http://www.abcdesign.com.br/cor-pantone-2020-e-um-alerta-para-sustentabilidade-do-planeta/

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Receba nossos artigos!

Prometemos cuidar do seu email como se fosse nosso!

Posts Relacionados

Temos as melhores
soluções em desenvolvimento de