Crítica à cor pantone 2019 é um alerta para a sustentabilidade do planeta

A dupla criativa Jack + Huei chamou a atenção para a crise ambiental que matou parte da Grande Barreira de Corais a partir da sugestão de uma cor Pantone 2020

A “cor do ano” de 2019, escolhida pela Pantone, é Living Coral – também conhecida como Pantone 16-1546 – um tom quente e relaxante entre o laranja e o rosa que se baseia nas tendências lançadas pela London e New York Fashion Weeks. Diante deste contexto, discutiu-se a importância da Pantone se atentar a fatos que despertem reações a questões latentes da contemporaneidade, como por exemplo, o fato de 45% dos corais da Grande Barreira de Corais terem morrido nos últimos três anos.

Cor Pantone 2019

Mais de 45% dos corais da Grande Barreira de Corais morreram nos últimos três anos, para alertar sobre a devastação, dois criadores de Melbourne, Jack + Huei, propuseram uma cor para 2020. De acordo com o Digital Arts (link aqui), o diretor de arte Huei Yin Wong e a redatora Jack Railton-Woodcock descrevem a escolha de Pantone da “cor do ano” de 2019 como irresponsável. “Uma marca tão influente quanto a Pantone deve se posicionar sobre as questões que a sociedade enfrenta, como a mudança climática, usando sua voz para falar com os criadores de todos os setores.”

Diante das críticas que desconsideram consequências do efeito estufa na biodiversidade do planeta, Jack e Huei sugerem “Bleached Coral”, como a cor de 2020. Bleached Coral, algo como branqueamento de corais, em português, é um termo para a morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes de coral, devido a problemas ambientais, como a mudança do clima. O intuito da sugestão levantada pela dupla é a repercussão que a cor do ano da Pantone tem, o que poderia ser uma forma de levantar discussões em todo o mundo a cerca de problemas latentes.

coral bleaching
Confira todo o projeto da dupla clicando aqui

“Imagine se a comunidade criativa em geral trouxesse o Bleached Coral das profundezas do oceano, direto para as roupas que vestimos, os produtos que compramos e a mídia que consumimos”, escrevem eles. “Imagine se a Cor do Ano da Pantone fosse tão difundida e impactante quanto a própria mudança climática”, traz a dupla.

Fonte : http://www.abcdesign.com.br/cor-pantone-2020-e-um-alerta-para-sustentabilidade-do-planeta/

Receba nossos artigos!

Prometemos cuidar do seu email como se fosse nosso!

Posts Relacionados